top of page

Certificação de rede otica com OTDR

Os refletômetros de domínio de tempo óptico (OTDRs) são instrumentos importantes usados por organizações para certificar o desempenho de novos links de fibra óptica e para detectar problemas com links de fibra existentes. 

​

O estado de sua rede depende da qualidade de sua infraestrutura de rede. Esta qualidade começa com a certificação completa por contratados ou por integradores de sistemas de que a infraestrutura de cabeamento de fibra foi instalada corretamente. Manter uma planta de fibra confiável é igualmente importante para proteger as aplicativos essenciais ao negócio. Como um administrador de rede, é importante compreender como conseguir o melhor desempenho de seu investimento em cabos e como resolver rapidamente problemas quando ocorrem. 

 

A certificação das ligações da fibra óptica exige as ferramentas de teste corretas, o conhecimento detalhado de padrões da instalação e do aplicativo, e a habilidade documentar seus resultados da análise. 

​

A certificação estendida ou Tier  2 de fibra complementa o teste de Tier 1 com a adição de um refletômetro de domínio de tempo (OTDR) de ponta a ponta. Um traço de OTDR é uma assinatura gráfica da atenuação de uma fibra ao longo de seu comprimento. Você pode ter ideia  do desempenho dos componentes da ligação (cabo, conectores e emendas) e da qualidade da instalação examinando não uniformidades do traço. Este teste da fibra certifica que a mão de obra e a qualidade da instalação sigam as especificações de garantia e do projeto para aplicativos atuais e futuras. 

​

É importante observar que o OTDR fornece um grafico com todos os eventos existentes no cabo otico, entretanto a perda otica ( optical loss ) apresentado é uma medida aproximada. Para a determinação da perda nominal é necessário utilizar um powermeter ou um OTDR com fonte de luz ( OTDR na função power meter , caso esteja disponivel ) .

​

Um traço OTDR ajuda a caracterizar eventos individuais que são invisíveis ao realizar somente o teste de perda/comprimento (Tier  1). Com somente uma certificação completa da fibra, os instaladores têm o retrato mais completo da instalação da fibra e os proprietários da rede têm a prova de uma instalação da qualidade. 

​

Manutenção do desempenho da infraestrutura da fibra


OTDRs também são usados para manter o desempenho da planta de fibra. Um OTDR permite a visualização de mais detalhes afetados pela instalação de cabeamento. Ele mapeia o cabeamento e pode ilustrar a qualidade da terminação e os locais de falha. Ele oferece diagnóstico avançado para isolar um ponto de falha que pode prejudicar o desempenho da rede. Um OTDR permite a descoberta de problemas ao longo do comprimento de um canal que pode afetar a confiabilidade a longo prazo. OTDRs caraterizam recursos como a uniformidade e a taxa de atenuação, o comprimento de segmento, a perda da posição e de inserção de conectores e juntas, e os outros eventos tais como dobras que podem ter ocorrido durante a instalação do cabo. 

​

Ao selecionar o OTDR correto, os engenheiros de rede devem certificar-se que a ferramenta tem determinadas funcionalidades, como a certificação de comprimento de perda, visão do canal/mapa, capacidades de power meter, uma interface fácil de usar e opções remotas. Além disso, o OTDR precisa fornecer um meio confiável para documentar os resultados. 
 
A XTECH  possui OTDRs e power meters de ultima geração e pessoal especializado para execução das seguintes tarefas:
 

  • certificação de fibra otica  Tier 1 e Tier 2

  • identificação de cabo otico rompido

  • testes de bobinas oticas

  • relatorios de certificação e "As built"

  • Pessoal registrado em carteira, com NR18, NR35 e todos os EPI´s necessários.

relatorio certificação fibra otica fluke versiv
certificador OTDR fluke versiv
bottom of page